Blogger do segundo ano do Ensino Médio - T201 - Escola Estadual de Educação Básica Poncho Verde - Panambi/RS - Brasil. Disciplina Literatura Brasileira. Professora responsável Maria Tuzzin. Blog da escola - clique aqui -

domingo, 18 de novembro de 2007

Texto da professora...

Vidas periféricas

As turmas 201 e 202 (segundos anos do Ensino Médio) da Escola Poncho Verde visitaram os Bairros Alvis Kläsener I e II com a finalidade de ampliar conhecimentos relacionados às condições de vida dos moradores daqueles locais, e desta forma, confrontar a realidade encontrada com a ficção lida e presente na obra de Aluísio de Azevedo ‘O Cortiço”.
Sabe-se que é na periferia das cidades grandes, ou pequenas, que vive a maior parte da população humana do planeta. Isto se dá devido às transformações regressivas que as políticas públicas produziram, reduzindo a promessa civilizatória da modernidade a uma das maiores feridas do mundo contemporâneo.
Três fatores principais explicam o crescimento das populações da periferia: expansão demográfica, redefinição dos critérios das zonas rurais e a migração do campo para as cidades empurrando a população desenraizada e sem atividade produtiva para o entorno urbano e, o mais espantoso é a constatação da invisibilidade dos bairros pobres em relação às instâncias políticas e sociais de poder local. Essa, talvez seja a maior queixa dos moradores dos bairros Kläsener I e II.
As moradias visitadas evidenciaram a presença de muitas famílias chefiadas por mulheres cadastradas em programas sociais do governo federal, como bolsa-famíla, vale-gás... Por outro lado, chocam os relatos violência doméstica sofrida por mulheres cujo marido consome álcool regularmente. Problemas de qualidade da construção das moradias e dos serviços básicos, como saneamento e iluminação saltaram aos olhos do grupo de estudantes. A maior parte das crianças dos bairros que freqüentam a escola estão nas séries iniciais do Ensino Fundamental. Há adolescentes em situação de risco permanente que se socializam na rua consomem drogas lícitas e ilícitas e se prostituem, são os conhecidos órfãos da urbanização.
Veja imagens acessando http:www.ponchoverde.blogspot.com

Nenhum comentário: