Blogger do segundo ano do Ensino Médio - T201 - Escola Estadual de Educação Básica Poncho Verde - Panambi/RS - Brasil. Disciplina Literatura Brasileira. Professora responsável Maria Tuzzin. Blog da escola - clique aqui -

domingo, 13 de maio de 2007

Luan Andrei Joris


Hola! Mi nombre es Luan, soy brasileño y me gustan los ordenadores y el fútbol.

Eu sou o Luan Joris, tenho 15 anos, estou no 2º ano do Ensino Médio. Gosto de jogar futebol e jogar no computador. Quanto a este blogger, é algo novo para mim espero que seja válido, pois é uma maneira diferente de aprender a qual devemos aproveitar, pois estamos unindo literatura com tecnologia.


Questão nº 1 concluída. Parabéns!

5 comentários:

Unknown disse...

Memórias Póstumas de Brás Cubas
Obra de Machado de Assis
A vida de Brás Cubas, contada a partir de seu velório, desde sua mocidade ate quando morreu por tentar inventar um remédio que seria famoso. A história começa pelo fim, em seu velório, Brás assume um papel de narrador e começa a contar tudo o que fez, e teve vontade de fazer. Quando era moço se apaixonou por Marcela, mas eles se separaram, pois ela acabou se tornando “muito cara” para ele. Então seu pai o mandou para Lisboa, onde ele terminou a faculdade. Pouco depois recebeu uma carta que sua mãe estava morrendo. Após este ocorrido seu pai diz para ele ir para o Rio de Janeiro tornar-se deputado e casar-se com Virgília. Mas Lobo Neves consegue isto antes, e mesmo assim Brás mantém um caso com Virgília. A princípio eles iriam para o norte, mas por causa de umas desavenças de Lobo com o numero 13 eles decidem não ir. Continuando no Rio ela engravida dele, mas acaba perdendo o bebe, o que chateou Cubas, pois seu ele queria muito ter um filho. Brás então conhece Quincas Borbas, que traz novas idéias sobre o humanismo. Cubas fica um tempo sozinho, pois Lobo e sua amada acabam se mudando. Como Brás queria um filho ele se envolve com Eulália, mas ela acaba morrendo. Brás e Virgília se reencontram em um baile, ela continuava linda, ele ainda não tinha filhos e estava com 60 anos. Finalmente Cubas vai em busca do sonho de se tornar ministro, mas desiste da política antes disto acontecer. Eles reencontram-se novamente no velório de Lobo. Após Brás inventa um remédio, mas quando vai “refrescar suas idéias”, ele acaba pegando uma pneumonia, e vem a falecer. Por fim conforme suas palavras ele “não realizou todos seus sonhos, mas teve um pequeno sucesso, o de não ter filhos, para não continuar esta melancólica humanidade”. A história se passa em cidades do Brasil, como o Rio de Janeiro e São Paulo, em algumas cidades da Europa, mas principalmente na casa de Brás e Virgília. A história tem como principais personagens Brás Cubas, Virgília, Lobo Neves, e personagens secundários Marcela, Reuga, Michele, Eugenia, Quincas Borges e Eulália. O Filme teve sua primeira exibição feita em 2001, foi exibido fora do país e não competiu em Berlim, alem disto foi escolhido para abrir a 3ª edição do Festival Internacional de Brasília. Teve três indicações, das quais recebeu duas, além de ganhar cinco kikitos de ouro. A impressão que podemos ter deste filme é positiva, pois mostra idéias sobre o realismo, além de ser uma boa história para se estudar, pois esta dentro do nosso conteúdo, um filme realmente bom. Memórias Póstumas de Brás Cubas, obra de Machado de Assis, direção de André Klotzel, com Reginaldo Faria e Petrônio Gontijo se revezando no papel central.

Luan Andrei Joris

Unknown disse...

Revolução Industrial

No meu ponto de vista, a revolução industrial ocorrida na Inglaterra por meados do século XVIII trouxe uma grande transformação, não apenas no setor econômico, mas também no setor cultural, político e social. A produção passou a ser mecanizada, deixando de lado o artesanal. O mundo deixou de ser agrícola e passou a ser industrializado. Algo que fez com que a economia e a população crescessem rapidamente.
Esta revolução deixou muitas marcas, as quais podem ser vistas até hoje, pois o homem deixou de se importar com muitas coisas essências para a vida e passou a importar-se muito mais com o material, dependendo quase que para tudo de alguma máquina.
No século em que vivemos esta acontecendo à revolução da informação, pois tudo o que acontece ficamos sabendo em poucos minutos, basta apenas acessarmos a internet ou ligarmos a TV.
Estas duas revoluções marcaram o mundo, pois a partir do momento em que o homem descobriu as máquinas nunca mais parou de utilizá-las. Neste mesmo contexto quando descobriu que podia levar informação a todos e a todo o momento, ele ficou dependente desse meio de comunicação. Como principal diferença, vemos que a revolução do século XIX revolucionou e mudou quase que completamente o mundo, já a revolução do século XXI nos trouxe algumas poucas mudanças.
Concluo dizendo que estas duas revoluções como qualquer outra coisa têm seus pontos positivos e negativos. Por exemplo, nos trouxe comodidade e rapidez para nos comunicarmos, mas vivendo com isto pagamos um alto preço, e acabamos nos esquecendo de que o que realmente conta, não é quanta riqueza vamos juntar até morrermos, e sim o nosso amor ao próximo, algo que esta sendo esquecido por todos nós.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Revolu%C3%A7%C3%A3o_Industrial

Luan Joris

Unknown disse...

Joaquim Maria Machado de Assis

Conhecido como Machado de Assis, nasceu em 1839 e faleceu em 1908. Escreveu criticas literárias, crônicas, poesia e teatro, mas se destacou em romances e contos. Em seus primeiros romances, apresentava traços românticos na caracterização dos personagens. Mas em 1881, com o romance, Memórias Póstumas de Brás Cubas, começa sua fase realista, onde revela todo seu talento na analise do comportamento humano, e acima disto, descobrindo que por trás de bons atos, vinham o egoísmo e a hipocrisia, onde a natureza era deixada de lado e surge a vida em sociedade, e seus problemas relacionados aos humanos.
Por fim, no século XIX, o conto brasileiro atinge seu ponto culminante com Machado de Assis, que escreve verdadeiras obras-primas de analise psicológicas, o que em minha opinião o deixou conhecido e “requisitado” como é hoje.

Luan Joris

Unknown disse...

opa, dai, malz, esqueci de coloca a "bibliografia", hehe, ai vai, peso perdão pelo atraso.

Livro de Português e http://pt.wikipedia.org/wiki/Machado_de_assis

Unknown disse...

O Ateneu
Crônicas de Saudades
Protagonizado por Sérgio um mnino de 11 anos que narra já qndo adulto d sua “estada” no intrnato o Ateneu, daí o nome do livro. Esta história baseia-se na memória de Sérgio, por iso não há prpriamnte um enredo.
Cm onze anos Sérgio entra no intranto Ateneu, q tm cmo dirtor o Dr. Aristarco, q mto c importva cm a influncia dos estdants ricos. Qndo seu pai dxa-o no intrnato ele diz q ali Sérgio encontrara o mndo. Tnha cmo clegas uma varidad d tipos q o divrtia, e a cmbadinha d indstintos.
Cnvrsand cm Rabelo, Sérgio dscobre q seus cmpanhros tnham mtos pcados, “uma mntira em kda dnte”. Aps uma fze d ajstament, ele vai c habituand a vida no intrnato. Cm a ajud d Sanches, intressa-se plos studos, mas Sanches stava mal intnsionado, seu plno era prverter Sérgio. Ms num conseg, cm isto, Sérgio psa a figurar o “livro de notas”, o qual kda psor anotav as indiciplins e o dire as lia perant a class, tornand publics as atitdes fltosas q eram sevrament punidas. Sérgio passa por um moment d desnimo, ond ele e Franco, fzem algums bobgens.
Surg entaum Nearco, um grand ginasta, q c dstacou relment cmo orador. Sérgio entaum cmeça a assistir o “Grêmio Amor ao Saber” q tm uma frta bibliotca, e é ali q ele cnhece Bento Álves, mas esta amzade num dura, por causa das mas influencias.
Enatum acontce uma cena lamentável, descobre-se q haviam “mulheres”, q na verdad eram dois rapazes homssexuais. Cmo de cstume, ele pdiu ao rpaz Candido q tivera assinado o bilhete do encontro, para c levntar, junto cm seu cmplice Tourinho, entaum acntece algo mto stranho, algo q parec um “ritual” de csamneto. Eles vaum pra diretoria, onde houve “pancada de rijo”.
Após isto Sérgio encntra um vrdadro amigo, Egbert. Entaum foi trnsfrido pro drmitorio maior, cm um clima mais msculino, ond conta das saídas a noit, e das “escapadas”.
Enfim, termina sua narraçaum com o incndio do atneu, provcado ao q c diz por Américo, um jovm revltado pr q seu pai havia o clocado a força no intrnato.