Blogger do segundo ano do Ensino Médio - T201 - Escola Estadual de Educação Básica Poncho Verde - Panambi/RS - Brasil. Disciplina Literatura Brasileira. Professora responsável Maria Tuzzin. Blog da escola - clique aqui -

domingo, 13 de maio de 2007

Rômulo Barzotto Ragasson


Hello! My name is Rômulo, I live in Panambi, Rio Grande do Sul, I want to know new people world.
Eu sou o Rômulo Ragasson, tenho 16 anos estou no 2º ano do Ensino Médio. Espero que com este trabalho a turma se conheça melhor, um ao outro, via computador.
Questão nº 1 concluída. Parabéns!

6 comentários:

Anônimo disse...

RESENHA
Memórias Póstumas de Brás cubas

Este filme relata a vida de Brás Cubas, ele depois de morto resolve contar suas memórias de quando estava vivo. Brás cubas aprontou muito na sua infância e juventude, e também com seu primeiro amor gastou muito dinheiro por isso seu pai o mandou para Lisboa onde fez sua faculdade, terminado sua faculdade resolveu viajar pela Europa, quando recebeu uma carta do Brasil onde dizia que sua mãe estava morrendo, ele voltou pra ver sua mãe no Rio de Janeiro.
Ele tinha 64 anos, era solteiro e rico. Depois começou a namorar Virginia
Com sua volta teve vários romances, seu pai o apresentou a uma moça chamada Virginia. Brás ia ser deputado, mas Lobo Neves roubou o cargo de deputado e sua “amada” Virginia, com esse acontecimento o pai de Brás morreu. Virginia casou-se com Neves e em 1824, Brás voltou a ver Virginia.
A história em si começa do fim para o início, onde Brás Cubas conta sua trajetória de vida com romances, paixões, saudades, sofrimento, desilusão, vida fácil de garoto nobre até o fim de sua vida morto por uma pneumonia que fez o acabar-se aos poucos.
Brás Cubas nasceu em 20 de outubro de 1805, conhecido como''menino diabo'‘, pelo fato de ser muito arteiro que sua mãe até rezava para tentar curá-lo disso. Na independência do Brasil ele era jovem, então conheceu Marcela uma mulher linda, cara que exigia bons presentes, era mais velha que Cubas, mas o encantou muito.
. Ela o amou durante 15 meses e 11 conto de réis. Seu pai ao descobrir o romance levou Cubas até o porto para embarcar com destino a Lisboa. Inicialmente foi um tormento, mas acostumou-se com o tempo. Lá se formou em Direito, após isso retornou ao Brasil avisado por uma carta de seu pai que dizia que sua mãe estava morrendo e queria despedir-se dele. Com a morte de sua mãe, afastou-se de tudo, mas encontrou Eugênia uma menina linda de 16 anos que o encantou muito, mas ela era cocha, e serviu apenas de consolo à morte de sua mãe, com isso seu pai lhe propôs política e casamento, Brás deixou Eugênia e seguiu os conselhos de seu pai. Em um encontro Cubas foi apresentado à Virgínia, moça atrevida e faceira, filha do conselheiro, que deixou Cubas apaixonado. Com o passar dos anos Brás encontrou Marcela, velha e triste vendendo suas jóias que ganhou, para poder sobreviver. Lobo Neves candidato a deputado, começou competir com Brás, tanto na política quanto no amor, em relação à Virgínia. Neves acabou casando com Virgínia, e com o passar dos anos Cubas revê Virgínia, mais bela do que nunca em um baile. Com isso, Brás passou a freqüentar a casa de Neves, e tornaram-se amigos. Um dia no portão da casa, ela o beijou muito trêmula, a partir daí começaram realmente a se amar, com isso, Cubas providenciou uma casa de encontro para eles, e ela acabou ficando grávida. Brás pulava de alegria, mas ela acabou perdendo, assim mesmo ele não perdeu a esperança de fazer um filho novamente, e queria de qualquer maneira isso.
Brás também criou o ''Emplasto de Brás Cubas'‘, um remédio, que se tornou um milagre divino para toda eternidade. Um dia, cansado de tanto pensar no remédio, resolveu abrir a janela para pegar um ar, então acabou sendo infectado, pelo vírus da pneumonia e acabou morrendo.
O filme passa no Brasil,na cidade do Rio de Janeiro,do Espírito Santo,também na Europa em Lisboa.A maioria das cenas eram nos salões de festa,nos vilarejos,ou nas casas das pessoas.
Também na alta sociedade de SP e RJ, na casa que Brás e Virginia se encontravam, no topo de uma montanha, no fórum, em algumas cidades da Europa.
Os personagens foram: Brás Cubas, Lobo Neves, Quincas Borba, Virginia, Damasceno, Inha Lolo, Edilha e Marcela.
O filme foi exibido fora da época de competição. Foi escolhido para abrir a terceira edição do festival internacional em Brasília, recebeu duas premiações, três indicações ao premio BR de cinema, ganhou cinco kikitos de ouro no festival de Gramado, na categoria: melhor filme, pelo júri, pela critica, melhor direção, melhor roteiro, melhor atriz coadjuvante.
O filme “memórias Póstumas de Brás Cubas” é uma adaptação do romance de achado de Assis, um dos maiores clássicos da literatura brasileira, teve a direção de André Klotzil.

Eu quando comecei a olhar o filme achei que seria uma bobagem, mas com o de correr do tempo vi que não era. O filme conta sobre a literatura do realismo no Brasil, principalmente a trova..O filme tem uma visão critica, social,irônica da realidade.



Ficha técnica:

Filme: Memórias Póstumas de Brás cubas
Direção: André Klotzil.

Rômulo Ragasson

Anônimo disse...

1)A Revolução Industrial foi a mais radical transformação já registrada na história humana. Iniciou na metade do século 19.deixou a era agrícola e entrou na era industrial que trouxe consigo a modernidade.
2)Que a maquina substituiu a mão- de-obra artesanal, pela mão-de-obra mecanizada,com isso varios homens ficaram desempregados.
3)A revolução da informatica,que esta subtituindo o homem por robos e computadores.
4)Que o homem esta sendo trocado pela máquina e isso não e muito bom. Pois o homem que não tem como aprender a mexer no computador, não tem mais como trabalhar.
5)Por um lado a revolução é boa pois o trabalho pesado as máquinas fazem.e por outro é ruim porque o homem esta sendo excluido das fábricas,e as máquinas estão tomando conta.
Rômulo Ragasson

Anônimo disse...

Biografia de Machado de Assis

Hoje devemos ler obras dele pois, é muito importante para nós que estamos cursando o ensino médio é uma grande referência.
Joaquim Machado de Assis é considerado um dos mais importantes escritores da literatura brasileira. Nasceu no Rio de Janeiro em 21/6/1839, filho de uma família muito pobre. Mulato e vítima de preconceito, foi criado pela madrasta. Superou todas as dificuldades da época e tornou-se um grande escritor.
Filho do operário Francisco José Machado de Assis e de Leopoldina Machado de Assis, perdeu a mãe muito cedo, pouco mais se conhecendo de sua infância e início da adolescência. Foi criado no morro do Livramento e ajudou missa na igreja da Lampadosa. Sem meios para cursos regulares, estudou como pôde e, em 1855, com 16 anos incompletos, publicou o primeiro trabalho literário, o poema "Ela", na Marmota Fluminense, jornal de Francisco de Paula Brito, número datado de 12 de janeiro de 1855. No ano seguinte, entrou para a Imprensa Nacional, como aprendiz de tipógrafo, e lá conheceu Manuel Antônio de Almeida, que se tornou seu protetor. Em 1859, era revisor e colaborador no Correio Mercantil e, em 60, a convite de Quintino Bocaiúva, passou a pertencer à redação do Diário do Rio de Janeiro. Escrevia regularmente também para a revista O Espelho, onde estreou como crítico Na infância, estudou
numa escola pública durante o primário e aprendeu francês e latim. Trabalhou como aprendiz de tipógrafo.
Machado de Assis também foi jornalista, contista, cronista, romancista, poeta e teatrólogo, nasceu no Rio de Janeiro, RJ, em 21 de junho de 1839, e faleceu também no Rio de Janeiro, em 29 de setembro de 1908. É o fundador da Cadeira nº. 23 da Academia Brasileira de Letras. Velho amigo e admirador de José de Alencar, que morrera cerca de vinte anos antes da fundação da ABL, era natural que Machado escolhesse o nome do autor de O Guarani para seu patrono. Ocupou por mais de dez anos a presidência da Academia, que passou a ser chamada também de Casa de Machado de Assis.

http://www.machadodeassis.org.br/2005/biografia4.htm
Rômulo

Anônimo disse...

O Ateneu

O livro eh escrito por Raul Pompéia, em forma d um diario, ond conta cada dia da istoria d sérgio q estuda em um intrnato, um dos mais procurado plas pesoas.Tudo c pasa em um ambient fexado, ond convivm crianças, adolecentes, profesores e empregados.
Cuando sérgio entra no intrnato, faz poucas amizads e, até perde algumas pla qstão sexual. O intrnato eh comandado plo diretor Aristarco, q somente visa dinheiro. A istoria d sérgio eh marcada pla rigida diciplina, medo, o dia-a-dia das aulas, etc..
Ao fim da istoria, o intrnato eh incndiado por alunos, nas ferias e junto a este fato, a esposa do diretor o abandona.
Este livro eh narado por sérgio jah adulto, por meio d recordações e lembranças.

Anônimo disse...

O Ateneu

O livro eh escrito por Raul Pompéia, em forma d um diario, ond conta cada dia da istoria d sérgio durant 2 anos q estuda em um intrnato, um dos mais procurado plas pesoas.Tudo c pasa em um ambient fexado, ond convivm crianças, adolecentes, profesores e empregados.
Cuando sérgio entra no intrnato, faz poucas amizads e, até perde algumas pla qstão sexual. O intrnato eh comandado plo diretor Aristarco, q somente visa dinheiro. A istoria d sérgio eh marcada pla rigida diciplina, medo,dcpções, o dia-a-dia das aulas, etc...
Ao fim da istoria, o intrnato eh incndiado por alunos, nas ferias e junto a este fato, a esposa do diretor o abandona.
Este livro eh narado por sérgio jah adulto, por meio d recordações e lembranças.

Anônimo disse...

profe

o 1º resumo do ateneu foi publicado por engano....

... dexa ele d lado, o q vale eh o 2º

desculpa, vlw