Blogger do segundo ano do Ensino Médio - T201 - Escola Estadual de Educação Básica Poncho Verde - Panambi/RS - Brasil. Disciplina Literatura Brasileira. Professora responsável Maria Tuzzin. Blog da escola - clique aqui -

domingo, 13 de maio de 2007

Matheus Hentges


¡Hola! yo soy Matheus. Soy brasileño, deseo conocer personas, haciendo nuevas amistades.
Eu sou o Mateus, tenho 15 anos. Gosto de esportes, música e leitura. Com este diário virtual vamos nos incentivar mais para o estudo da Literatura.
Questão nº 1 concluída. Parabéns!

4 comentários:

Anônimo disse...

No filme “memórias póstumas da Brás cubas”, que tinha a direção de André Klotzel, era baseado na obra de Machado de Assis, essa história era a de Brás Cubas, que narra sua vida após estar morto. Brás nasceu em 20/10/1805, cresceu com muito dinheiro, e conseqüentemente era muito mimado. Ele também era chamado de menino diabo, pois aprontava muito na sua infância.Para mim ele gostava de ser chamado assim.Quando ele tinha 17 anos conheceu uma moça chamada Marcela que o amava, ou amava o seu dinheiro, pois Brás cubas era um homem muito rico. Em 15 meses Brás cubas quase foi a falência. Após seu pai descobrir ele teve que ir a Coimbra, pois seu pai desejava que ele estuda-se para se formar em direito. Brás cubas se formou e foi viajar para a Europa. Ele estava na Europa quando recebeu a notícia de que sua mãe estava muito doente. A sua mãe acaba por morrer pouco tempo após Brás cubas ter voltado ao Brasil. Com a morte de sua mãe o pai de Brás cubas decide tornar seu filho um homem muito importante, arranjando-lhe uma mulher e fazendo que ele se tornasse um deputado. Seu pai lhe apresenta uma linda mulher chamada Virgília, e começa a induzir seu filho a se casar com ela. Mas após algum tempo Virgíia casa-se com Lobo neves, que também tira sua vaga de deputado. O pai de Brás cubas morre de desgosto por seu filho ter perdido a candidatura e a mulher para Lobo neves, após um tempo Brás cubas reencontra Virgília e os dois tem um caso de amor que dura pouco tempo, até que Virgília engravidou e logo após perdeu a criança. Após Brás cubas e virgilia terminarem, Brás cubas arranja uma noiva, Eulália, que logo após acaba por morrer de febre amarela. Brás cubas, então decide criar um remédio, para ficar lembrado por muito tempo, mas um dia, abria a janela de seu escritório, e com uma brisa fria, se contaminou com uma pneumonia, que acabara o matando. Brás cubas morre no dia 06/08/1869 com muitas pessoa ao seu redor olhando seu ultimos minutos de vida, entre eles estava Virgília que para na frente de sua cama e fica olhando com muita tristeza. O filme "Memórias Póstumas de Brás Cubas", conta a história de um homem que tem tudo em sua vida e acaba desperdiçando, morre sem ter um filho, sem uma esposa, e sem se tornar um deputado muito importante. O filme é muito interessante, pois ele é contado de uma maneira diferente, e mostra que temos que valorizar as oportunidades que temos, pois se não valorizarmos, vamos acabar sendo nada em nossas vidas.

Anônimo disse...

Revolução industrial

A revolução industrial foi a maior revolução já vivida pela humanidade, pois nela houve muitas mudanças que ficaram marcadas na historia. Essas mudanças ocorreram durante e século XIX, na Inglaterra, e foram mudanças econômicas,sociais e tecnológicas. Essas mudanças causaram o aumento populacional das pequenas cidades transformando-as em grandes centros. A revolução industrial também causou o amento do capital de pessoas que eram donas de industrias.
Atualmente as conseqüências da revolução industrial trazem sérios problemas para o meio ambiente, pois ela tem como visão o capital e não a proteção ambiental, pois os produtos que são largados em rios poluem todo o meio ambiente trazendo conseqüências para nós, como seres humanos. Alem disso a revolução industrial esta causando muito desemprego pois ela está trocando a mão de obra humana,que pode ser falha, pelas maquinas que tem um custo de manutenção muito mais barato do que o salário de um ser humano, e não erram nunca.
Hoje em dia, a revolução que esta acontecendo, é a revolução tecnológica onde o trabalho pesado está sendo feito por maquinas que tiram o homem do mercado de trabalho trazendo muito desemprego para todos nós. Ela está fazendo com que as pessoas precisem fazer apenas serviços leves, evitando assim o desgaste das pessoas que se esforçam, estudando, para ter um emprego que não ocupe esforço fíico.
As principais diferenças ocorreram com o aumento dos direitos do trabalhador, pois ele, no século XIX, recebia o valor de uma mão de obra quase escrava, trabalhava dezoito horas e era explorado de muitas formas pelo patrão. Hoje, no século XXI, o trabalhador já possui muitos outros direitos como o décimo terceiro salário, ferias, trabalha apenas oito horas e já recebe um salário um pouco maior, tendo assim uma melhor condição de trabalho.
Enfim, a revolução industrial trouxe e traz muitas conseqüências boas e ruins para todos nós seres humanos. As boas, são o conforto, a mordomia e a melhor qualidade de vida que trouxe para o homem, mas tudo tem o seu preço, pois a tecnologia está trazendo desemprego para as pessoas, destruindo nosso meio ambiente, alem de prejuízos que estão sendo causados para a humanidade.
Este texto foi produzido com base em dados de www.wikipedia.com.br, e do livro História Divalte, série novo ensino mdio, volume unico, ano 2001, alem de dados retirados de reportagens escritas atualmente.

Anônimo disse...

Machado de Assis

Joaquim Maria Machado de Assis, nasceu em 21 de junho, de 1839, no Rio de Janeiro, morreu,dia 29 de setembro,de 1908,também no Rio de Janeiro. Ele foi escritor, poeta, dramaturgo, além de crítico literário brasileiro. Ele aprendeu a maioria das coisas sozinho, como o francês, alemão e inglês. Ele era um descendente mulato de Francisco José de Assis e Maria Leopoldina Machado.
Machado de Assis, não freqüentava as aulas, mas o com a morte de seu pai ele foi obrigado a freqüentar a escola, pois precisava vender docinhos para viver, e enquanto não trabalha, assistia a aulas da escola onde vendia docinhos. Aos 15 anos ele escreveu seu primeiro poema na revista Marmota Fluminense, que tinha o titulo, ”ela”.
Freqüentou rodas literárias, e em 1856, entrou como tipógrafo-aprendiz, na tipografia nacional. Foi revisor, no correio Mercantil, em 1859, tornando-se depois, funcionário público. Ele se casa com Carolina Augusta Xavier de Novais, em 1869.
Com o tempo, começou participar ativamente da imprensa, como crítico literário, e em 1861 estreou, no teatro, em 1864 na poesia, com o livro Crisálidas. Em 1896, ajudou, a fundar, a Academia Brasileira de Letras, sendo assim, eleito o primeiro presidente.
Machado de Assis, aposentou-se como funcionário publico, no cargo de diretor do Ministério da Viação e Obras Públicas. Após aposentar-se, dedicou-se apenas a escrita de livros, e nessa fase é marcado por dois períodos, a romantismo e o realismo. Ele morreu três anos após sua esposa.
Suas obras existem até hoje, e são conteúdos básicos para quem quer fazer um vestibular, e ainda hoje, em tempos atuais, ele é considerado o mais importante escritor brasileiro, pois em suas obras ele retratava, e criticava, as diferenças sociais que existiam na sociedade carioca da época.

Anônimo disse...

O ateneu

A historia do ateneu eh contada por Sergio, q conta sua propia historia. Ele recontroi sua historia atravez d suas lembranças.
Sergio viveu 2 anos d sua vida em 1 internato para meninos, q era considerado um colégio d exelencia, seu nome era o Ateneu, q era preferência dos pais. Esse grand colégio era dirigido pelo conhecido pdagogo Aristarco Argolo d Ramos. O Ateneu era um colégio q aceitava preferencialment meninos d famílias ricas q moravam no Rio d janeiro, mas tbm aceitava meninos q eram d famílias ricas q moravam em otros estados.
Sergio chegou a esse ambient com 11 anos, e esses 2 anos d sua vida q morou nesse colégio, deixaram mtas marcas em sua vida, e tbm foram decisivos para sua formação. Essas mudanças ocorreram por causa da convivncia com crianças, adolecnts, empregados e professors, q eram na maioria pssoas egoístas, hipócritas e injustas. Sergio naum conseguiu estabelecer 1 amizad profunda, pois todas eram falsas.
No fim da historia a scolas eh incendiada por 1 aluno nas férias. Ao pegar fogo a Dona Ema se aproveita para fugir da convivncia d seu marido, q ficou mto inconsolável com o acontecimento. Para alguns a historia acaba assim pois o autor desejava fazer 1 critica ao governo autoritário do Brasil império.